Foto: Janio Seeger (Diário)
Na sexta, a estrada de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, foi a primeira a receber obras
A prefeitura de Santa Maria assinou, na sexta-feira, a ordem de serviço para dar início aos trabalhos de recuperação nas estradas da zona rural do município. As melhorias serão realizadas pela FZ Construções - empresa vencedora da licitação -, com os R$ 28 milhões obtidos por meio de empréstimo do Projeto de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
Poucas horas depois de o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) assinar o documento, as máquinas da empresa já patrolavam a estrada de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, que é a primeira comunidade do interior do município a se beneficiar com o empréstimo. O investimento na obra será de R$ 200 mil.
Segundo a prefeitura, os próximos trechos que serão recuperados serão parte da Rua João Franscicato e a estrada do distrito de Santa Flora. Ainda não há data para o início dos trabalhos nesses locais.
ARROIO GRANDE
Conforme o engenheiro da prefeitura Francisco Severo, os trabalhos serão realizados desde o início da estrada, que fica no acesso a Arroio Grande, até o limite entre Santa Maria e Itaara.
- Serão cerca de nove quilômetros de recuperação. O serviço compreende o patrolamento, empedramento (colocação de pedras no solo), compactação e envaletamento (abertura de valas) - explica.
Veja onde haverá bloqueio no trânsito de Santa Maria neste sábado
O trabalho, segundo Severo, não deve durar mais do que 30 dias e irá melhorar as condições para trafegar no local, principalmente em dias de chuva.
- É um serviço relativamente rápido de ser feito. Com isso, vamos beneficiar toda a comunidade que trafega pelo local, além de auxiliar no escoamento da produção de hortifrúti que cruza por ali - afirma o engenheiro.
O cuteleiro Diogo Eduardo Nunes, 41 anos, mora próximo ao Balneário Ouro Verde e precisa percorrer 10 quilômetros, todos os dias, para chegar até a fábrica de facas onde trabalha. Agora, com a recuperação, ele espera que não tenha mais prejuízos em função do deslocamento.
- Já quebrei moto e carro aqui. Já vi muitas reformas, mas nenhuma ficou boa. Vamos ver se essa daí vai atender a demanda, porque a nossa comunidade merece, e muito, uma boa recuperação para a gente poder andar tranquilamente por aqui - disse ele, na sexta à tarde, enquanto a patrola passava bem em frente à fábrica onde trabalha, às margens da estrada.
ASFALTO
O empréstimo do Finisa é o mesmo que está sendo usado para a recuperação do asfalto das avenidas Nossa Senhora das Dores e Walter Jobim. Nesses locais, o trânsito vem sofrendo bloqueios diários para permitir os serviços.