santa maria

Prefeitura começa as obras de recuperação das estradas dos distritos

Eduardo Tesch

 Foto: Janio Seeger (Diário)
Na sexta, a estrada de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, foi a primeira a receber obras

A prefeitura de Santa Maria assinou, na sexta-feira, a ordem de serviço para dar início aos trabalhos de recuperação nas estradas da zona rural do município. As melhorias serão realizadas pela FZ Construções - empresa vencedora da licitação -, com os R$ 28 milhões obtidos por meio de empréstimo do Projeto de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Poucas horas depois de o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) assinar o documento, as máquinas da empresa já patrolavam a estrada de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, que é a primeira comunidade do interior do município a se beneficiar com o empréstimo. O investimento na obra será de R$ 200 mil.

Segundo a prefeitura, os próximos trechos que serão recuperados serão parte da Rua João Franscicato e a estrada do distrito de Santa Flora. Ainda não há data para o início dos trabalhos nesses locais.

ARROIO GRANDE
Conforme o engenheiro da prefeitura Francisco Severo, os trabalhos serão realizados desde o início da estrada, que fica no acesso a Arroio Grande, até o limite entre Santa Maria e Itaara.

- Serão cerca de nove quilômetros de recuperação. O serviço compreende o patrolamento, empedramento (colocação de pedras no solo), compactação e envaletamento (abertura de valas) - explica.

Veja onde haverá bloqueio no trânsito de Santa Maria neste sábado

O trabalho, segundo Severo, não deve durar mais do que 30 dias e irá melhorar as condições para trafegar no local, principalmente em dias de chuva.

- É um serviço relativamente rápido de ser feito. Com isso, vamos beneficiar toda a comunidade que trafega pelo local, além de auxiliar no escoamento da produção de hortifrúti que cruza por ali - afirma o engenheiro.

O cuteleiro Diogo Eduardo Nunes, 41 anos, mora próximo ao Balneário Ouro Verde e precisa percorrer 10 quilômetros, todos os dias, para chegar até a fábrica de facas onde trabalha. Agora, com a recuperação, ele espera que não tenha mais prejuízos em função do deslocamento.

- Já quebrei moto e carro aqui. Já vi muitas reformas, mas nenhuma ficou boa. Vamos ver se essa daí vai atender a demanda, porque a nossa comunidade merece, e muito, uma boa recuperação para a gente poder andar tranquilamente por aqui - disse ele, na sexta à tarde, enquanto a patrola passava bem em frente à fábrica onde trabalha, às margens da estrada.

ASFALTO
O empréstimo do Finisa é o mesmo que está sendo usado para a recuperação do asfalto das avenidas Nossa Senhora das Dores e Walter Jobim. Nesses locais, o trânsito vem sofrendo bloqueios diários para permitir os serviços.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nos 6 anos da Kiss, seminário na UFSM aborda prevenção de tragédias evitáveis Anterior

Nos 6 anos da Kiss, seminário na UFSM aborda prevenção de tragédias evitáveis

Governo confirma 10 mortos e mais de 300 desaparecidos em Brumadinho Próximo

Governo confirma 10 mortos e mais de 300 desaparecidos em Brumadinho

Geral